Advocacia Paulo Baria
As pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. Na composição dessas pilhas são encontrados metais pesados como: cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana. Dentre os males provocados pela contaminação com metais pesados está o câncer e mutações genéticas
O problema é quando elas são descartadas e passam por deformações na cápsula que as envolvem: amassam, estouram e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido se acumula na natureza e representa o lixo não biodegradável, ou seja, não é consumido ou absorvido pela própia natureza com o passar dos anos. A contaminação envolve o solo e lençóis freáticos, prejudicando a agricultura e a hidrografia.
Justamente por serem bioacumulativas é que surgiu a necessidade do descarte correto de pilhas e baterias usadas.
Já existem leis que obrigam os fabricantes a receberem de volta pilhas e baterias e desta forma dar a elas o destino adequado. Seria fundamental que também colocassem advertências na própria embalagem do produto, avisando dos eventuais perigos oferecidos pelo descarte incorreto do material.
Pensando nisto a Advocacia Paulo Baria resolveu prover um lugar adequado na sede do escritório para o armazenamento destas pilhas e baterias já usadas, e que serão posteriormente descartadas em local adequado.
Assim estamos recebendo esse material usado aqui no escritório, tanto trazido por clientes quanto por qualquer pessoa interessada na defesa do meio ambiente.